NOTÍCIAS/SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO AOS SERVIDORES

JS Atualizado
WhatsApp Image 2021-08-30 at 10.08.25 (2)
A Prefeitura Municipal de Monte Negro, através da  Secretaria Municipal de Saúde realizou no período de 23-25/08/2021, capacitação aos servidores da Atenção Básica, Gestão e Hospital com os temas: Indicadores de Saúde e Humanização.

O curso, ministrado pela Enfermeira Gabriela Maréco, representante da empresa TWI Consultoria e Tecnologia com a qual a secretaria possui contrato, aconteceu no auditório da escola Maria de Abreu Bianco, e contemplou a Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, ACS, e o coropo administrativo da SEMUSA, Hospital e Farmácia.

Pelas manhãs, as equipes de Atenção Primária foram dividas em grupos, e participaram da capacitação sobre os indicadores de saúde. Na oportunidade, puderam tirar dúvidas sobre o previne brasil, que torna-se um novo modelo de financiamento da atenção primária a saúde, e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Pelas tardes, as Equipes da Atenção Primária, juntaram-se aos colaboradores da SEMUSA, Hospital, Farmácia Básica para a ministração do curso de Humanização, com o objetivo de cada vez mais melhorar o atendimento a população do município.

Humanização na saúde é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Ela parte de um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória. Ao se sentir respeitado e compreendido, o paciente tende, ainda, a retornar à unidade de saúde e até indicá-la para seus conhecidos.