Accessibility Tools

NOTÍCIAS/SAÚDE

Informações oficiais

Secretaria de saúde de Monte Negro realiza ações de controle de aedes aegypti

GM Atualizado
258 0 4 0 0
WhatsApp Image 2023-03-10 at 7.13.16 PM
Nos últimos 60 dias os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) realizaram atividades de controle vetorial do Aedes Aegypti. Foram feitas vistorias, remoção de criadouros e pulverização de inseticida Cielo em pontos estratégicos com criadouro confirmado e adjacentes aos locais de moradia e trabalho dos casos positivos e suspeitos. Até o momento estão sendo visitados os bairros setor 1 (um), setor 2 (dois) e setor 3 (três). Os agentes de saúde também estão auxiliando nessas atividades, através de orientação da população a respeito da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, sintomas e transmissão das doenças transmissíveis pelo mosquito.
O mês de fevereiro, foram registrados 38 casos suspeitos e dois casos positivados de dengue, ou seja, contraídos na cidade.
O controle mecânico (retiradas de focos e criadouros) aliado ao controle químico (aplicação de inseticida) é denominado “Bloqueio de Transmissão”. O bloqueio tem o objetivo de identificar se na casa, local de trabalho, e num raio de 150 metros do caso suspeito de dengue, existem focos do mosquito Aedes Aegypti, que deverão ser rapidamente eliminados.
O controle químico depende de condições climáticas e horários específicos de aplicação, sendo somente realizado nas áreas de onde há incidência de casos suspeitos ou positivos, pois a melhor maneira de controlar a proliferação do mosquito é a prevenção.
É importante que a população colabore e ajude no combate. O descuido com relação aos cuidados preventivos e o depósito de lixo e material inservível em locais e dias impróprios facilitam a proliferação do mosquito. Além disso, o grande fluxo de pessoas entre os municípios tem impacto no aumento no número de casos. Por isso, é importante estar bem informado sobre os locais que serão visitados, bem como os sintomas da doença, dessa forma, a utilização de repelentes é uma maneira eficaz de prevenir a doença.

CONTATOS