NOTÍCIAS/SAÚDE

Prefeitura realiza ação para inserção do DIU

WhatsApp Image 2023-05-05 at 11.08.16 AM (1)
Cerca de 60 mulheres foram atendidas na ação para inserção do DIU que aconteceu em Monte Negro nos dias 03 e 04 de maio. Uma ação especial voltada à saúde da mulher com ênfase na inserção de DIU, coletas de exames citopatológicos preventivos (CP) ao câncer de colo de útero e multivacinação.
A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), por meio das unidades básicas de saúde da Vila Massangana e UBS Setor 02, em parceria com o projeto Mutirões de inserção de DIU pelo Brasil, composto pelos médicos ginecologistas Doutora Mariana Viza e Doutor Marcos Marangoni, idealizadores da Casa Irene um centro de referência na inserção de DIU.
A colocação do DIU é uma política do Ministério da Saúde que visa garantir o acesso ao Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. O objetivo do Programa é prestar assistência em planejamento reprodutivo à mulheres em idade fértil, ampliar acesso às informações sobre métodos contraceptivos, diminuir a ocorrência de casos de gestações não desejadas, além de humanizar o atendimento em planejamento reprodutivo.
Todas as mulheres que participaram da ação de Inserção do DIU passaram por uma avaliação médica ou de enfermagem em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e após essa consulta foi realizado o agendado com os médicos ginecologistas do projeto.
O DIU é uma pequena estrutura que é colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. Sua eficácia chega a 99%.