NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA ATIVIDADES ALUSIVAS À CAMPANHA DO DIA 12 DE JUNHO 2021

SM Atualizado
m_IMG_20210608_075829875
ATIVIDADES ALUSIVAS À CAMPANHA DO DIA 12 DE JUNHO – DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Monte Negro/RO realizou, nos dias 08 e 09, atividades alusivas à campanha do Dia 12 de Junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

As atividades foram apresentadas pela secretária da SEMDES, Marilene Cristian da Luz, e pela coordenadora do CRAS, Cristiane Caldas Santos, contando ainda com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito Ivair Fernandes e representantes da Câmara de Vereadores.

As crianças e adolescentes do Projeto Girassol puderam participar de atividades lúdicas e pedagógicas coordenadas pelas colaboradoras Micele Moraes e Roseni Santos, tais como pinturas, caça-palavras, palavras cruzadas, elaboração de desenhos sobre como as crianças entendiam o trabalho infantil, e ainda, a confecção de cata-ventos. O cata-vento de cinco pontas, representa os cinco continentes, tornando-se ícone da campanha pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Tal símbolo significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.

Na oportunidade, as crianças presentes que não possuíam documentação foram encaminhadas para o setor do Posto de Identificação para emissão do RG. E ainda, participaram junto de seus responsáveis de palestra e roda de conversa com a psicóloga Thainá Mariani de Athaide, a qual abordou sobre o trabalho infantil e as consequências deste na vida das crianças, principalmente em tempos de pandemia, considerando que as crianças se encontram em casa devido a suspensão das aulas presenciais.

Existem vários tipos de trabalho infantil. No Brasil, algumas formas mais comuns de atividades são: trabalho doméstico, trabalho nos campos, trabalho nas ruas, trabalhos perigosos e insalubres, e exploração sexual – uma violência comum na qual crianças e adolescentes são utilizados para fins sexuais em troca de dinheiro, presentes ou favores.

O trabalho infantil doméstico é uma das formas mais tradicionais de trabalho infantil, principalmente para as meninas. Em algumas famílias os filhos ajudam as mães com pequenas tarefas domésticas. É até muito legal e proveitoso para as crianças aprenderem desde cedo sobre organização do ambiente em que vivem, como arrumar a própria cama com a supervisão de um responsável, por exemplo. Mas isso não é trabalho doméstico infantil. É apenas uma demonstração de cooperação entre os membros da família.

Por isso é importante diferenciar ajuda de trabalho. O trabalho infantil doméstico é o trabalho constante de crianças e adolescentes, menores de 16 anos, realizado na casa de terceiros ou em sua própria casa, remunerado ou não, que consiste em fazer faxina na casa, lavar, passar, cozinhar e cuidar dos filhos dos donos da casa ou dos irmãos mais novos. Cuidar da casa exige movimentos repetitivos e força, o que pode prejudicar o corpo da criança, que ainda está em formação. Há também, o risco de acidentes com queimaduras, choques elétricos, facas e materiais de limpeza altamente tóxicos.

Assim como os outros tipos de trabalho infantil, o trabalho infantil doméstico viola os direitos humanos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à educação, ao lazer e ainda acarreta prejuízos que comprometem o seu pleno desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e moral.

Caso presencie qualquer situação de trabalho infantil, incluindo a exploração sexual, denuncie! Disque 100!

+FOTOS: