NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SM Atualizado
titulo

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Na última sexta-feira (19/11/2021), a Prefeitura Municipal de Monte Negro, através da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social – SEMDES, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizou atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A Secretária da SEMDES, Marilene Cristian da Luz, iniciou expondo o objetivo da comemoração, como também, abordando sobre a importância de se valorizar este povo que contribuiu grandiosamente para o desenvolvimento da cultura brasileira. Em seguida, as crianças acompanhadas pelo SCFV realizaram apresentação de poesia juntamente com a artesã Rosângela do Santos Souza.

O momento foi abrilhantado com a apresentação do grupo de capoeira Brasil Colonial e seu professor Alan Ivens Panda. Logo após, as colaboradoras Érica Barcelos e Lourdes Alves recitaram o poema “Diversidade”, do autor Bráulio Bessa, o qual retrata a beleza do diferente, o respeito mútuo e a coexistência em harmonia. O evento contou ainda com a degustação de um delicioso coffee-break e gincanas pedagógicas organizadas pela voluntária Ana Cláudia.

A data do Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, que lutou ao lado de seu povo contra o sistema de escravidão. É tida ainda como uma forma de se debater e refletir sobre as desigualdades, violências e racismo que a população negra sofre todos os dias (resultado da escravidão que esse povo sofreu durante o processo de colonização), e que até hoje reflete o preconceito e discriminação na sociedade.

Que todos os dias do ano, as pessoas possam se lembrar de que a diferença não está na cor, mas sim no coração!

+FOTOS E VIDEOS: