NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

SM Atualizado
240672509_1311922509224354_5295254067755909029_n
Agosto Verde – Vem Brincar na Praça

Em alusão à campanha do Agosto Verde – o mês da Primeira Infância, na manhã desta quinta-feira (26/08), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV realizou o “Vem Brincar na Praça”, proporcionando atividades voltadas às crianças acompanhadas de seus pais/responsáveis, expondo a importância do brincar, de modo a fortalecer os vínculos familiares e a convivência comunitária.

O evento foi organizado pela pedagoga, Micele Moraes, a diretora de processamento de dados, Érica Barcelos, a assessora operacional Lourdes Alves e o músico Dam Ferreira, tendo o apoio dos demais colaboradores da SEMDES e do CRAS, contando ainda com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito, Ivair Fernandes, e representantes da Câmara de Vereadores.

Durante o evento, as crianças puderam se divertir com as colaboradoras Lourdes Alves e Érica Barcelos que alegraram os pequenos com suas personagens, como também, puderam brincar utilizando os recursos dos brinquedos que se encontravam no espaço, se deliciando posteriormente com sanduíches, pipoca, suco, algodão-doce e kits de guloseimas que foram entregues.

A primeira infância engloba a fase de 0 a 6 anos, período este considerado de grande relevância para o desenvolvimento das estruturas cognitivas, motoras e psicossociais da criança. O que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro, sendo seus primeiros anos os mais importantes para o aprendizado.

Ao final, a pedagoga Micele Moraes explanou sobre a campanha do Agosto Verde, discorrendo o que significa a primeira infância, e enfatizando a importância de se elaborar estratégias de fortalecimento das relações de parentalidade, principalmente na pandemia, onde os pais/responsáveis estão mais próximos dos filhos devido ao isolamento social.

O momento possibilitou mostrar o significado do brincar com a criança, e que o amor, a atenção, os estímulos e o diálogo têm papel transformador na vida das crianças, pois tal vínculo possibilita que a criança aproveite todo seu potencial, se permitindo a dar passos mais longos, aprendendo mais e enfrentando o mundo, para que no decorrer do desenvolvimento de sua vida, obtenha um bom desempenho escolar, alcance realização pessoal, vocacional, econômica e se torne um adulto saudável e responsável.

A Secretária Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social, Marilene Cristian da Luz, manifesta profundos agradecimentos ao Sr. Marcio Nogueira e sua equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SEMOSP, a qual realizou a limpeza do espaço e manutenção dos brinquedos do parquinho; à Secretária Municipal de Educação, Gilvania Bergamo Moratto, que disponibilizou os doces para distribuição às crianças e à nossa equipe da SEMDES e CRAS que, como sempre, prestou com maestria todo o apoio necessário para realização deste evento.

+FOTOS E VIDEO: