NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA REALIZA CRAS ITINERANTE NOS ASSENTAMENTOS ÉLCIO MACHADO E MONTES VERDES

SM Atualizado
m_IMG_20210728_115407

CRAS ITINERANTE NOS ASSENTAMENTOS ÉLCIO MACHADO E MONTES VERDES, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO/RO

Na última quarta-feira (28/07/2021), o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, por meio da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social – SEMDES, realizou o CRAS ITINERANTE na região dos assentamentos Élcio Machado e Montes Verdes, zona rural do município de Monte Negro/RO.
Durante o evento, contamos com a presença das seguintes autoridades:

- o Excelentíssimo Senhor Prefeito, Ivair Fernandes;

- a Secretária Municipal de Saúde, Alcione Baeta, e sua equipe multiprofissional da SEMUSA;

- a Secretária Municipal de Educação, Gilvania Bergamo Moratto, e sua equipe;

- o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio Carlos Vidotto Severino;

- o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Tobias Cardoso;

- a Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro – SINPRUMON, Poliana Mattos S. Parada;

- o representante da Deputada Federal Jaqueline Cassol, o advogado Luiz Paulo;

- o representante da Deputada Estadual Cassia Muleta, Rodrigo Frank, e sua equipe;

- a representante da Defesa Civil, Lucilene Amorim;

- a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES de Ariquemes/RO, Neia Gouvêa, e sua equipe;

- o representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE de Ariquemes/RO, Domingos Sávio; e

- a equipe do Conselho Tutelar.

Entre as ações realizadas pelo CRAS, podemos destacar o atendimento para informações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família, emissão de RG e Carteirinha do Idoso, tendo como responsáveis as colaboradoras Maria Aparecida e Maria Fernanda; o atendimento com os assistentes sociais Bruna Barreto e Paulo Mendonça, para cadastro no Programa Mamãe Cheguei e concessão do benefício eventual de alimentação (cesta básica) e demais informações; as atividades de pintura facial, exercícios pedagógicos e confecção de cata-ventos com o público infantil realizadas pelas colaboradoras Lourdes Alves e Micele Moraes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Como equipe de apoio, contamos com as colaboradoras Cristiane Caldas Santos, Fabiane Ribeiro Santos, Érica Barcelos, Mileni Santos Souza, Núbia Neiva, Romilda Mendes, os motoristas Alan Ivens Panda, Chico Alves e Eliseu Gomes, e o técnico de informática Israel Alves Diniz.

Na oportunidade, a equipe da SEMUSA realizou consultas médicas, vacinação e testes rápidos para a população, como também, a secretária de Educação explanou sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas do município.
Com o Projeto Magnólias, o representante da Deputada Estadual Cassia Muleta, Rodrigo Frank, distribuiu kits de higiene íntima às mulheres em situação de vulnerabilidade menstrual, visando o resgate da autoestima feminina. Como também, a representante da Defesa Civil, Lucilene Amorim, contribuiu com a distribuição de kits de higiene para aqueles que mais necessitavam.

Através da parceria entre o SINPRUMON e a Secretaria Municipal de Agricultura – SEPAGRI, a Presidente Poliana Mattos S. Parada proporcionou à população a degustação dos salgados preparados pelas alunas do curso de Doces e Salgados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, o qual tem como objetivo capacitar a população do Campo através de atividades de processos produtivos e desenvolvimento de habilidades.

Com a descontraída apresentação teatral realizada pela equipe do CRAS, o público pode se divertir com o clássico da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”, tendo como personagens a colaboradora Lourdes Alves interpretando a Chapeuzinho Vermelho, o motorista Chico Alves como o Caçador, Micele Moraes como a mãe da Chapeuzinho, Fabiane Ribeiro Santos como a Vovozinha e Maria Aparecida dando vida ao terrível Lobo Mau.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Cristian da Luz, agradeceu a todos que contribuíram para que fosse possível a realização desta importante ação intersetorial na zona rural, em especial ao Sr. Cima, que disponibilizou o espaço para realização do evento; à colaboradora Micele Moraes, que coordenou a organização e ornamentação do local, como também a parceria com a SEPAGRI e com a equipe da SEMOSP, que realizou antecipadamente a limpeza do local para melhor organização do local.

Em breve o CRAS estará realizando mais ações itinerantes, com o intuito de chegar àqueles que mais necessitam da Assistência Social.

+FOTOS: