NOTÍCIAS/SAÚDE

No ano de 2022, 48.768 Exames Foram Realizados no Laboratório de Análises Clinicas do Município Monte Negro.

WhatsApp Image 2022-12-21 at 10.10.45 AM (1)
Os dados sobre os exames laboratoriais do município de Monte Negro foram atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro e apresentado ao prefeito Ivair Fernandes.
Entendendo a importância do trabalho desses profissionais para a sociedade, a secretária municipal de saúde Alcione Baeta vem a público divulgar a produção do laboratório de saúde pública.
Os exames foram realizados de janeiro à 16 de dezembro do corrente ano, totalizando 48.768 procedimentos realizados em amostras diversas.
Os diagnósticos são realizados por Farmacêutico- Bioquímicos, Bioquímicos, biomédicos, todos pós graduados. Estes profissionais realizam exames que diagnostica renais, hepáticos, cardíacos, hormonais, sorológicos, dengue, Covid, exames de urgência e emergência.
Segundo a secretaria nosso laboratório conta com equipamentos automáticos, aptos a realizar exames com total eficiência e qualidade de resultados, com diagnósticos precisos para população. São exames realizados de livre demanda, como em coletas nos PSF em dia específicos, que beneficia o cidadão da área rural, como também a coleta domiciliar de acamados e pessoas com dificuldade de locomoção, contamos com uma equipe de apoio que auxilia a comodidade através da humanização de pacientes.
Dentre os exames realizados no município, destacamos Hemograma, Glicemia jejum, Colesterol total e frações ou lipidograma, Triglicerídeos, Hdl, Ácido úrico, Ureia, Creatinina, Tgo, Tgp, Fal, Ggt, Amilase, Bil. Total e direta, Pcr, Aslo, Fr, Vhs, Eas, Epf, Ck, Ck mb e troponina para pacientes internos, pois exames que pessoas que estão infartando, Tipagem sg de grávidas, Sorologia HIV, hepatites, toxoplasmose e hormônios para PVH, Covid swab ou teste rápido IgG, IGm para internos, Ts é tc para picada de animais peçonhentos.
Para o prefeito Ivair, o laboratório de análises clinicas e seus técnicos são de suma importância para a comunidade “Algumas atividades as vezes passam despercebidas na correria do dia-a-dia, e somente quando por alguma razão necessitamos delas, ou dos profissionais responsáveis, é que se pode mensurar o quanto são imprescindíveis em nossa vida, afirmou o prefeito.
Dada a sua importância, sobretudo em tempos de pós pandemia como estamos vivendo, os profissionais que trabalham com diagnósticos laboratoriais são pessoas de extrema necessidade para o enfrentamento de doenças, mesmo em situações onde a maioria das pessoas não conheça o trabalho desenvolvido, mas dele se beneficia.