Accessibility Tools

NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

Informações oficiais

SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA REALIZA O SETEMBRO AMARELO

SM Atualizado
510 0 6 0 0
242377826_1327454367671168_6231426225507813478_n

SETEMBRO AMARELO

  

          A parceria entre a Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social – SEMDES, a Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e a Polícia Civil, proporcionou nesta última terça-feira (14/09/2021), uma palestra de suma importância, alusiva ao Setembro Amarelo – mês de prevenção e conscientização contra o suicídio.

          Contamos com a ilustre presença do Dr. Thiago Flores (Delegado da Polícia Civil), o qual palestrou sobre dados importantes a respeito do suicídio; a relação com os transtornos psiquiátricos (depressão, transtorno bipolar, ansiedade, automutilação, uso abusivo de substâncias psicoativas, entre outros); o papel da Segurança Pública nas ocorrências de tentativas de suicídio, e os meios para se procurar ajuda.

          A palestra contou ainda com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, servidores da Administração do município, Conselho Tutelar, Polícia Militar, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, SETUR, SEMDES, SEMED e comunidade.

          Na oportunidade, a psicóloga da SEMED, Rutchelle Silva, explanou sobre a importância da campanha contra o suicídio, enfatizando sobre como identificar sinais da ideação suicida, e também, como ajudar ou buscar ajuda, sendo fundamental o apoio profissional para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo, considerando que o psicólogo poderá auxiliar a lidar com as angústias e desenvolver ferramentas para superá-las; enquanto o psiquiatra poderá indicar, se necessário, o tratamento medicamentoso para combater os sintomas depressivos.

          Outro meio de apoio é o Centro de Valorização da Vida – CVV, considerado como uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973, a qual presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O serviço disponibiliza voluntários que ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 (funciona 24 horas e de forma gratuita) ou pelo chat online no site (www.cvv.org.br).


                                                                                                                   Se precisar, não hesite em buscar ajuda!


+FOTOS E VIDEOS:
                                  https://www.facebook.com/100012198520875/posts/1327455044337767/

CONTATOS