NOTÍCIAS/GABINETE

Informações oficiais

PREFEITURA IMPLANTA PROCESSO ELETRÔNICO

VG Atualizado
908 0 0 0 0

A Prefeitura de Monte Negro avançou na modernização da gestão pública com o lançamento do projeto Cidade Digital, que introduziu o Athus Zeropapel, uma plataforma para gestão eletrônica de processos e documentos. O sistema já está operando em todos os departamentos da administração municipal, oferecendo maior transparência, rapidez e economia nas ações do executivo.

Criado pela DATAFull Tecnologia, o Athus Zeropapel é um projeto do advogado e empresário de tecnologia Juraci Alves dos Santos. A plataforma, que é elogiada por sua eficiência e inovação, está sendo usada em diversas entidades públicas e privadas no país todo, tornando-se uma referência em gestão eletrônica de documentos. O sistema permite que os processos sejam totalmente digitiais, diminuindo a necessidade de papéis e materiais físicos, trazendo grandes vantagens operacionais.

O prefeito Ivair Fernandes informou que o objetivo do governo é parar de usar papel para documentos e fazer tudo digitalmente. "Estamos iniciando uma revolução digital na prefeitura. Com o novo sistema, vamos economizar muito dinheiro ao parar de usar papéis, ter mais segurança jurídica e acabar com o risco de perder documentos. Além disso, a plataforma permite que qualquer servidor acompanhe o andamento dos processos em tempo real", explicou o prefeito.

A iniciativa é um passo importante na modernização da gestão pública de Monte Negro. Desde que o projeto Cidade Digital começou, no meio de 2020, a Prefeitura tem focado em implementar soluções para tornar o governo mais eficiente e transparente. A Plataforma Athus Zeropapel traz várias vantagens técnicas, como automação de processos, controle de demandas e fácil acesso a documentos por diferentes setores da administração.

Vantagens do sistema Athus Zeropapel

A utilização da plataforma digital não só melhora a eficiência do fluxo de trabalho entre os departamentos, mas também traz uma significativa economia de recursos. Com a redução gradual do uso de papéis e materiais de escritório, a administração municipal estima uma diminuição de até 80% nos custos operacionais relacionados ao processamento de documentos. Além disso, espaços físicos anteriormente reservados para armazenamento de arquivos poderão ser redirecionados para outras utilidades.

Além dos benefícios econômicos, a transição para um sistema eletrônico também proporciona vantagens ambientais consideráveis. Ao diminuir substancialmente o consumo de papel, a prefeitura de Monte Negro está ajudando na conservação de recursos naturais, como árvores e água, além de cortar a emissão de gases poluentes associados à produção e descarte de papel. "Esta iniciativa vai além da economia; é um compromisso com o meio ambiente. Estamos reduzindo nossa pegada ecológica, o que é essencial para uma gestão pública moderna e responsável", afirmou o prefeito Ivair.

O secretário de Administração e Finanças, Rui Costa, também comentou sobre as expectativas da nova plataforma para a melhoria dos serviços prestados à população. "Nossa principal meta com o projeto Cidade Digital é agilizar os serviços públicos e melhorar o atendimento ao cidadão. Ao modernizar a gestão, esperamos que o tempo de resposta para o contribuinte seja consideravelmente reduzido, aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados", explicou o secretário.

Impacto na transparência e segurança jurídica

Ao implantar o Athus Zeropapel, a Prefeitura de Monte Negro deixa as informações mais transparentes. "Com esse sistema, todos os processos podem ser vistos por vários setores ao mesmo tempo, sem precisar dos documentos físicos. Isso significa que as pessoas também terão mais fácil acesso à informação e poderão acompanhar os processos de forma clara", comentou Rui Costa. Além disso, usar o sistema eletrônico aumenta a segurança jurídica dos documentos geridos pela Prefeitura. Sem papel, diminui o risco de perder, extraviar ou danificar arquivos públicos, mantendo todo o histórico dos processos digitalmente preservado.

Athus Zeropapel: uma solução consolidada

O Athus Zeropapel já é uma solução utilizada por diversas entidades públicas e privadas em todo pais. A plataforma foi criada pelo advogado e empresário Juraci Alves dos Santos, e se destaca por modernizar a gestão de documentos e processos de maneira eficiente, segura e econômica. Com a experiência acumulada em várias implantações, a DATAFull  Tecnologia, empresa do advogado, tem continuamente melhorado a plataforma, ajustando-a às necessidades específicas de cada cliente.

Transformação digital a todo vapor

Com a chegada da plataforma Athus Zeropapel, Monte Negro está entrando de vez na era digital e se unindo às cidades que já são smart cities, onde a tecnologia é central para a administração pública. A administração espera que essa modernização com o Cidade Digital não só melhore os processos internos, mas também tenha um impacto positivo direto no atendimento aos cidadãos.

"A transformação digital é um dos nossos compromissos. Ao deixar Monte Negro mais conectada e eficiente, estamos investindo no futuro da cidade. Esse projeto vai nos permitir fazer mais com menos, oferecendo serviços mais rápidos e de melhor qualidade para todos," disse o prefeito Ivair Fernandes.

CONTATOS