Quarta, 27 Maio 2020 14:36

Sedam realiza educação ambiental em parceria com prefeitura de Monte Negro

A Sedam por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental realiza atividades de Fiscalização Ambiental Preventiva no Município de Monte Negro.

As atividades estão sendo realizada com apoio da Prefeitura  com a participação do Secretário de Meio Ambiente Arildo Moreira e do Coordenador de Meio Ambiente Ronicley Pereira da Silva.

As ações visão a prevenção do desmatamento das queimadas ilegais no Estado. Na ocasião foi realizado Pit-Stop educativo com o objetivo de conscientizar e orientação a população a respeito da importância de evitar as o desmatamento e às queimadas ilegais.

As regiões  para realização das atividades são selecionadas com base nos dados fornecidos pela Coordenadoria de Geociências – Sedam, que faz o monitoramento via satélite de todo o Estado de Rondônia, Identificando os pontos onde apresentam os índices de desmatamentos.

Em situações normais, a fumaça oriunda das queimadas já prejudica muito a saúde das pessoas, sobre tudo as que possuem problemas respiratórios, muitos dos quais vão parar nos hospitais em situação grave.

Nesse momento difícil que a humanidade está cruzando, em que os leitos hospitalares já estão lotados devido a pandemia do Covid19 a fumaça pode agravar ainda mais a situação do sistema de saúde, pois além do caso do Covid teriam as pessoas com problemas respiratórios que necessitaram de tratamentos similares.

O Covid é um inimigo invisível que ainda estamos aprendendo a combater, mas o mau provocado pelas queimadas podemos evitar, basta a vontade humana.

Em tempos de convid-19 valorize a vida, NÃO faça QUEIMADAS.

É importante frisar, que existe a possibilidade do uso do fogo de forma controlada com a finalidade de limpeza para agricultura familiar, conforme disciplina a Portaria n° 229 de 27 julho de 2017, que disciplina os tipos de queimadas passivas de autorização, neste caso, procure a Sedam mais próxima para maiores informações.

Fonte: ASCOM SEDAM/RO